THOR



Antes de mais nada, gostaria de deixar claro duas coisas. Não conheço o personagem Thor dos quadrinhos, tão logo, minha opinião aqui refere-se a um filme de herói, não uma adaptação das histórias em quadrinhos. Eu vi o filme duas vezes: A primeira assisti uma cópia em 3D legendado, no cinema X. Dois dias depois, assisti uma cópia em 2D legendado, no cinema Y. Não sei se foi a qualidade dos cinemas em questão mas, pelos deuses, quem tiver a oportunidade de assistir em 3D, assim o faça. Na minha humilde opinião, a cópia em 2D não empolga nem de longe, como a cópia em 3D. Agora com tudo esclarecido, vamos a minha análise do filme!


O longa nos apresenta Thor (Chris Hemsworth), um valente guerreiro, próximo da linha de sucessão do trono de Asgard. Odin (Anthony Hopkins), Deus dos deuses e pai de Thor, esta prestes a coroá-lo rei. Mas em meio a coroação, Odin percebe a invasão de um antigo inimigo e Thor, futuro rei de Asgard, se mostra orgulhoso, prepotente e soberbo diante do problema. Adjetivos que mostram a Odin, que Thor não está pronto para ocupar o trono. Thor, diante da ira de seu pai, questiona seus feitos e seu reinado, fazendo com que Odin, tire todo o poder conferido a seu filho, e expulsando de Asgard, banindo-o  para a Terra.


Nesses primeiros minutos de apresentação do nosso héroi, o filme se mostra impecável quando se trata de efeitos visuais e especiais. A disposição das câmeras nas cenas de batalhas, dão uma impressão de que vc, de fato, é um espectador de uma cena épica!  


Já na Terra, Thor é encontrado pela Dra Jane Foster (Natalie Portman), uma astrofísica que busca respostas para alguns fenômenos que vêm ocorrendo no Novo México. É impressionante a química que estes dois atores tiveram ao contracenar, pois não há dúvidas em que Thor, o deus do trovão, ficou apaixonado pela pequena Jude Foster! Os olhares que a Dra dava para o grandalhão, me remeteu ao meu colegial, onde as paixões sempre foram tão verdadeiras. E de fato, é exatamente esta idéia que a  Natalie Portman, passa para o espectador, de que a Jude Foster esta completamente apaixonada pelo grandalhão maluco, que diz ser o deus do trovão!


Não vou contar muito mais sobre o filme, pois não quero estragar a a sessão de ninguém, mas, quero salientar que o Loki (Tom Hiddleston), irmão do Thor e grande vilão do filme, praticamente rouba a cena com sua atuação perfeita, dosando cuidadosamente a inveja que sente pelo irmão, com o respeito que sente pelo pai. 


Na minha humilde opinião, o longa peca somente no excesso de piadas. Não acho que precisava disto e ao meu ver, o excesso torna-se apelativo e nada que é apelativo fica natural.


Para encerrar esse post, devo falar que A escolha do diretor Kenneth Branagh , (Hamlet) não poderia ter sido melhor, pois ele consegue transpor toda a magia de Asgard, misturada a ira e frustração de Odin e a saga de Thor, que deve se mostrar um guerreiro honrado para para reaver seu Mjölnir (o seu martelo que lhe da a força do deus do trovão). E antes que alguém comente alguma coisa, que não falei nada sobre a atuação do Anthony Hopkins... Na boa, precisa falar de alguma atuação d'O Cara??? rs


Enfim, Termino esse post dizendo a voces, sem medo de ser apedrejado virtualmente que, este é sem sombra de dúvidas o melhor filme de héroi ja feito até então! Pelo menos, dentro do universo Marvel. E vou confessar uma coisa, eu assumir que um filme é melhor que homem aranha (sei que é uma merda, mas eu sou fã incondicional do herói desde muito pequeno), é porque o filme realemente é bom!! 


E pelo amor de todos os deuses de todas as mitologias, não saiam do cinema antes de terminar todos os creditos, existe uma cena final, que liga Thor, a algum outro filme. Será que alguém adivinha???


Minha nota final, Thor leva 9 pelo fato de tentar ser demasiadamente cômico. Mas, 9 é uma boa nota, não?

11 comentários:

Unknown disse...

Gostei da sua critica, apesar de não ser conhecedor do universo de Thor você não ludibriou o leitor.
Enfim, vou comentar do seu blog com a galera um abraço nego, continue assim.

DanDaninha disse...

Nossa Senhora, Ainda Não Assisti Esse Filme, Mas Estou Louca Para Ver!! (Concordando Com Vc Na Questão Do Homem Aranha, Sou Fã Dele Tbm Apesar De Ter ODIADO O 3° Filme). Tbm Achei Iron Man Muito Foda, E Tenho Boas Expectativas Quando AO Filme Dos Avengers - Creio Que A Cena Depois Dos Créditos Que Vc Mencionou Seja Referente Aos Avengers!!

No Mais, Ta Muito Foda Teu Blog, Beijão!

Victor Cartaxo disse...

O filme tem uma dinâmica massa... apresentou um novo universo para Marvel. Curti muito, porém, mais nesse do que em outros a realmente um prelúdio aos vingadores. Com relação ao roteiro em si do filme, quando se passa em Asgard a um toque a mais, e o filme torna-se épico... Só achei que deveriam ter trabalhado melhor nas conexões com o plano da terra, a historia se desenvolve muito rápido, deixando uns quesitos a desejar. Daria nota 8,5 pro filme e ainda aguardo o Capitão América. Boto fé nesse filme.

Unknown disse...

Primeiramente, tenho q felicitar-lhe pela crítica na minha modesta opinião bem sucedida... Apesar de n entender quase nada de cinema, tenho q dizer q seu comentário acerca do longa é no mínimo instigador para os espectadores curiosos... Quanto ao trecho: " Os olhares que a Dra dava para o grandalhão, me remeteu ao meu colegial, onde as paixões sempre foram tão verdadeiras", creio que o conheço numa realidade bem perto de mim....

bjão

Thay disse...

Pronto. Era dessa crítica que eu precisava para poder me reanimar a ver esse filme. Do modo como o pessoal que é fã dos quadrinhos anda falando, comecei a achar que ver esse filme seria uma completa perda de tempo e de dinheiro. Enfim, não vi, mas to louca pra ver!

Tiago Conall disse...

Filme é bom demais!

Ok, ok... como todo filme ele tem suas adaptações, mas até mesmo pra quem é fã do quadrinhos (como eu), o filme tá bom demais!

Não acho que o filme exagerou quando as piadas, deram um ar legal ao filme. Sinceramente eu me amarrei, simples assim!

Adriano Mesquita disse...

Realmente tenho que concordar que do universo Marvel Thor é disparado a melhor adaptação para filmes até o momento. Os efeitos especiais são fodásticos e a trama é muito boa. Sem contar a cena final que te deixa com cara de "Já acabou?? que droga!!"
Gostei da análise do fime. Continue assim...

And Up to Fast and Furious 5

Unknown disse...

Prezados,
Hoje fui ao cinema com minha senhora e dona e minha princesinha para conferir esse filme (que eu esperava a tantos anos), pra ser em alto nível fui conferir em 3D.
Putz, um show de efeitos, Odin não poderia ser melhor interpretado, Anthony Hopkins exagerou na mistura, muito bem dosada, de sabedoria e aquela soberba dos grandes reis, pqp, demais !!!!
Loki (Tom Hiddleston) também deu um espetáculo, pra variar os vilões sempre arrebentam.
Thor (Chris Hemsworth) demorou um pouco mas, pegou no tranco no meio do filme.
Jane Foster (Natalie Portman), também em atuação diferenciada.
Concordo com a resenha, inclusive no que diz respeito a tentativa de gracinhas durante o filme. Thor não é o Homem-Aranha, o cara é um Deus. Por essas e outras é que as primeiras versões do Batmam foram tão deploráveis e vexatórias.
Abraços a todos e parabéns pelo blog.

Victor Nazário disse...

Amigos,
O que é Asgard ?
Os caras conseguiram reproduzir todas as imagens que, por vários anos nutri em minha cabeça.
A pompa incutida nessa cidade é perfeita, toda e qualquer outra palavra soa equivocada.
No mais, concordo totalmente com o descrito acima.
Excelente blog e aguardando a resenha de Velozes e Furiosos 5.
Grande Abraço

Dani disse...

Adorei o filme, não conhecia a história, mas me encantei!!!
Efeitos de imagem e som fantásticos...
Nota 10! Vale a pena conferir.

DeMolayGD disse...

Ver Thor me levou a relembrar minha infância, o tempo em que eu lia revistas em quadrinhos dos heróis... realmente Asgard foi reproduzida de forma excepcional.

Por ser uma adaptação, realmente ficaram muito "rápidas" as conexões, fora isso foi sensacional... felizmente o dono do blog me chamou para assistir este filme com ele e pude ver o que se passa depois dos créditos.. realmente a coisa promete..

Valeu mano!!!